Construção sustentável: certificações e práticas adotadas
Conforme explica o engenheiro Roberto Luiz da Silva Logrado, o setor de engenharia civil é responsável pela fomentação de inúmeras inovações quando o assunto é construção de casas, edifícios e muitos outros. Nesse contexto, a construção sustentável não fica de fora, sendo esse um dos principais focos de engenheiros ao redor do mundo, garantindo que as novas edificações estejam em conformidade com as novas regras e preocupações com o meio ambiente e a sociedade em geral.
Se você tem interesse neste assunto e quer saber mais sobre como a construção sustentável tem se adaptado ao mercado e quais são as práticas adotadas neste setor, continue consumindo o conteúdo.
No que consiste a construção sustentável?
Como informa o Sr. Roberto Luiz da Silva Logrado, a construção sustentável tem como objetivo levar em consideração diversos aspectos na hora de iniciar um novo empreendimento, a fim de garantir um resultado muito mais responsável desde a escolha dos materiais envolvidos na construção até a finalidade de cada espaço construído. Esses aspectos são:
- Ambientais;
- Econômicos;
- Sociais.
Quais os principais focos da construção sustentável?
A partir do enfoque nos aspectos acima citados, a construção sustentável tem como objetivo melhorar a eficiência operacional, minimizar os impactos que uma obra pode ocasionar ao meio ambiente, e garantir maior responsabilidade na geração e descarte de resíduos.
Práticas da construção sustentável
As práticas da construção sustentável podem ser das mais diversas, mas algumas destacam-se no mercado de engenharia civil. Como aponta Roberto Luiz da Silva Logrado, a escolha de materiais sustentáveis, como tintas biodegradáveis, bioconcreto, tijolos e telhados ecológicos, é um dos principais passos para garantir uma construção que foque na responsabilidade ambiental.
Além do mais, a implementação de energias renováveis, tanto na obra quanto no projeto a ser construído, é outro ponto fundamental, bem como uma utilização mais consciente da água, existindo diferentes estratégias, mecanismos e tecnologias que já facilitam essa responsabilidade na gestão e utilização dos recursos.
Por que a construção sustentável é benéfica?
Em um mundo onde a preocupação ambiental e social tem estado cada vez mais em pauta, diferentes setores têm adquirido o hábito de se adaptar a essas demandas mais conscientes, e o ramo da engenharia civil não fica de fora. Dessa forma, é muito perceptível os benefícios gerados por atitudes mais responsáveis, sendo eles:
- Otimização de custos envolvidos no projeto da obra;
- Maior modernização do setor;
- Aumento do alcance de público;
- Aumento do bem-estar e da satisfação dos usuários.
Para concluir, como ressalta o engenheiro Roberto Luiz da Silva Logrado, a construção sustentável tem sido um foco cada vez mais crescente no mercado de engenharia civil. Ainda, ela exige que os profissionais dessa área se especializem e inovem suas estratégias com a finalidade de garantir projetos mais conscientes e responsáveis, não apenas com o meio ambiente, mas, também, com a sociedade em geral. Lembre-se que os benefícios gerados afetam a todos e não apenas uma camada da população.