Política

Construção do arranha-céu mais alto do mundo é retomada após 5 anos parada

Após uma pausa de cinco anos, a construção da Torre Jeddah na Arábia Saudita foi retomada. Com o objetivo de se tornar o arranha-céu mais alto do mundo e superar o Burj Khalifa dos Emirados Árabes Unidos, a torre projetada por Adrian Smith + Gordon Gill Architecture começou a ser construída em 2013. O projeto enfrentou muitos atrasos, incluindo uma pausa em 2018 e outros contratempos devido à pandemia de Covid-19.

A incorporadora por trás do empreedimento, a Jeddah Economic Company (JEC), está agora buscando novas propostas de construtoras para concluir o projeto. Com efeito, várias construtoras internacionais foram convidadas a apresentar propostas completas até o final de 2023, juntamente com um cronograma exato para a conclusão do projeto. Até a construção ser parada, aproximadamente um terço do edifício havia sido concluído — 50 pavimentos de um total de 157, com as obras de fundação já finalizadas.

Quando concluído, o arranha-céu terá uma altura de 1.000 metros. Isso supera o icônico Burj Khalifa em 172 metros. A torre foi projetada para apresentar uma elegante fachada de vidro inclinada, inspirada nas dobras das folhas das palmeiras do deserto.

Projetado para ser um prédio de uso misto, o arranha-céu também contará com o observatório mais alto do mundo, um hotel Four Seasons, residências e escritórios. O projeto faz parte de uma grande revitalização do núcleo urbano de Jeddah. O design também otimiza o espaço residencial com uma “pegada de três pétalas”, criando uma forma aerodinâmica que reduz a carga de vento. Além disso, espera-se que o sistema de elevadores da torre seja um dos mais sofisticados do mundo, viajando a velocidades de 10 metros por segundo.

A Arábia Saudita tem inovado com muitos arquitetos internacionais para moldar suas cidades como faróis de progresso futuro. O Heatherwick Studio recentemente divulgou um novo projeto para transformar uma antiga usina de dessalinização no centro de um novo distrito cultural na orla de Jeddah. Este ano, a primeira Bienal de Artes Islâmicas, dirigida pela arquiteta Sumayya Vally, aconteceu em Jeddah, situada no famoso Terminal Hajj Ocidental no Aeroporto King Abdulaziz, projetado pela SOM. A cerca de 900 km no interior de Riad, o governo saudita divulgou o projeto do Mukaab, um arranha-céu em forma de cubo que se tornará o centro do distrito de New Murabba no centro de Riad.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo